Diretriz Curricular

As áreas fundamentais são: Bíblia, História, Teologia, Teologia Prática, Missiologia e Ciências Auxiliares. Cada uma dessas áreas possui centros temáticos e epistemológicos, a partir dos quais os conteúdos das disciplinas, suas ementas e seus objetivos. 


Área de Bíblia: É a área que, de forma especial, se concentra no estudo do texto bíblico, seu contexto, sua origem, o transfundo sócio, religioso e cultural da produção literária, bem como sua relevância e atualidade para os dias de hoje, no exercício dos diferentes ministérios da igreja. Alguns tópicos são fundamentais dentro desta área: o contexto sócio-histórico e as diferentes formas literárias da Bíblia, diferentes escolas interpretativas da Bíblia e a atualidade da herança espiritual legada pela Bíblia à cultura ocidental e aos ministérios eclesiásticos.


Área de História: Trabalha pela interpretação crítica da história do cristianismo, percorrendo sua trajetória desde os primórdios até os nossos dias. Especial ênfase dar-se-á aos períodos históricos decisivos para a história do protestantismo e dos batistas, com um foco especial para a presença do cristianismo no contexto latino-americano e brasileiro.
Área de Teologia: O corpo de disciplinas que comporão esta área partirá de uma Introdução à Teologia, abrangendo os temas clássicos da teologia e estabelecendo o diálogo com as grandes questões da igreja e da sociedade nos dias de hoje.


Área de Teologia Prática: Estará voltada para as dimensões práticas do dia a dia da vivência ministerial e comunitária, incluindo questões da pregação, administração eclesiástica, organização de grupos, aconselhamento pastoral, etc. Isto se dará com um acompanhamento teórico em constante diálogo com referenciais teóricos da teologia e das ciências sociais.


Missiologia: O protestantismo inaugura aquilo que os historiadores chamam de Missões Modernas. Com isto, há um novo capítulo na história das missões. Pela importância que isto tem, esta área se destina ao estudo do movimento missionário, seus aspectos centrais, as perspectivas teológicas subjacentes e os diversos aspectos envolvendo a prática missionária nas culturas.


Ciências Auxiliares: A teologia sempre dialogou com outros saberes. Foi assim no passado com a filosofia. Hoje em dia este leque de diálogo foi ampliados para outras áreas do conhecimento, incluindo no nosso curso, fundamentos da sociologia, filosofia, psicologia, língua portuguesa,  línguas antigas (grego e hebraico) e procedimentos de metodologia científica.
Seminários temáticos e outras disciplinas 

 


O objetivo é oferecer ao corpo docente e discente possibilidade de diálogo com temas emergentes, propiciando uma flexibilidade à grade curricular. Para estes seminários temáticos, a Febat também poderá convidar professores especialistas na área ou no tema para uma contribuição pontual ao currículo de nosso curso.